Grade 6

Grade 6Matéria e seus estados


Propriedades da matéria


Matéria é tudo que tem massa e ocupa espaço. Tudo ao nosso redor é feito de matéria. Desde o ar que você respira, à água que você bebe, e até mesmo seu próprio corpo, tudo é feito de matéria. Para entender a matéria, precisamos investigar suas propriedades e seus diferentes estados. Essa exploração nos ajudará a entender e interagir com o mundo ao nosso redor.

Introdução à matéria

A matéria está em toda parte. É o bloco de construção do universo, e existe em muitas formas. Toda matéria é composta por átomos, que são partículas muito pequenas que não podem ser vistas sem equipamentos especiais. Esses átomos podem se unir para formar moléculas. Átomos e moléculas estão constantemente em movimento, o que é uma das coisas que tornam a matéria tão interessante.

Propriedades da matéria

As propriedades da matéria são características que podemos ver e medir. Essas propriedades podem ser divididas em duas categorias principais: propriedades físicas e propriedades químicas.

Propriedades físicas

As propriedades físicas são características que podem ser percebidas ou medidas sem alterar a identidade da substância. Estas incluem:

  • Massa: Massa é a quantidade de matéria presente em um objeto. Medimos a massa em gramas ou quilogramas usando instrumentos como balanças.
  • Volume: Volume é o espaço que uma substância ocupa. Líquidos são normalmente medidos com um copo medidor ou cilindro graduado, enquanto sólidos são calculados usando fórmulas matemáticas.
  • Densidade: Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. É calculada usando a fórmula:
    Densidade = Massa/Volume
  • Cor: Cor é o que faz um objeto aparecer aos nossos olhos. Substâncias diferentes absorvem e refletem luz de maneira diferente, dando-lhes cores diferentes.
  • Textura: Textura descreve como a superfície de uma substância se sente. Pode ser lisa, áspera, macia ou dura.
  • Estado: O estado da matéria refere-se a se ela é sólida, líquida ou gasosa, o que discutiremos em detalhes abaixo.

Propriedades químicas

As propriedades químicas descrevem a capacidade de uma substância de sofrer mudanças que a transformem em substâncias diferentes. Estas incluem:

  • Inflamabilidade: Algumas substâncias podem facilmente pegar fogo. É uma propriedade química que nos indica o quão bem uma substância pode queimar.
  • Reatividade: Reatividade é a facilidade com que uma substância pode sofrer mudança química. Por exemplo, o ferro reage com oxigênio para formar ferrugem.

Estados da matéria

A matéria existe em diferentes estados. Os três estados primários da matéria são sólido, líquido e gasoso. Outros estados, como plasma e condensados de Bose-Einstein, são menos comuns e normalmente existem sob condições especiais.

Sólidos

Sólidos têm forma e volume definidos. Os átomos ou moléculas em um sólido estão geralmente bem compactados em um padrão regular. Eles vibram, mas não se movem de sua posição. Exemplos de sólidos são rochas, gelo e madeira.

-----
|   |
|   |
-----

A figura acima é uma representação simplificada de partículas sólidas que estão bem compactadas.

Líquidos

Um líquido assume a forma de seu recipiente, mas tem um volume fixo. As partículas em um líquido estão próximas umas das outras, mas podem se mover livremente umas em torno das outras. Isso permite que os líquidos fluam. Água, leite e óleo são exemplos de líquidos.

-----
|   /
-----

Esta ilustração mostra partículas de líquido passando umas pelas outras, fazendo com que o líquido flua.

Gases

Um gás assume tanto a forma quanto o volume de seu recipiente. As partículas em um gás estão distantes umas das outras e se movem livremente. É por isso que os gases se expandem para preencher qualquer recipiente e são facilmente comprimidos. Exemplos incluem o ar que respiramos e o hélio em balões.

....
..  ..
....
..

Aqui vemos um modelo de partículas gasosas que estão espalhadas e têm bastante espaço para se moverem.

Mudanças de estado

A matéria pode mudar de um estado para outro quando energia é adicionada ou removida dela, geralmente na forma de calor. Vamos ver os principais tipos de mudanças de estado:

  • Fusão: Fusão é a mudança de um sólido para um líquido. Acontece quando a temperatura aumenta e as partículas em um sólido se movem mais rápido. Gelo se transformando em água é um exemplo de fusão.
  • Solidificação: Solidificação é a mudança de uma substância de um líquido para um sólido. Quando um líquido é resfriado, suas partículas desaceleram e se organizam em uma estrutura sólida. Água congelando em gelo é um exemplo disso.
  • Evaporação: Evaporação é o processo de um líquido mudando para um gás, geralmente na superfície. Isso é o que acontece quando você deixa uma panela no fogão e a água nela desaparece lentamente.
  • Condensação: Condensação é quando um gás se transforma em um líquido. Acontece quando as partículas de gás esfriam e se aproximam umas das outras. A formação de orvalho na grama é condensação.
  • Sublimação: Sublimação ocorre quando uma substância sólida muda diretamente para um gás sem primeiro se tornar um líquido. Um exemplo disso é o gelo seco (dióxido de carbono sólido) mudando diretamente para gás carbônico.

Medição da matéria

Cientistas e qualquer pessoa que trabalha com matéria precisa medir a matéria com precisão. Como a matéria é algo que tem massa e ocupa espaço, geralmente medimos sua massa, volume e densidade.

Medição de massa

Massa refere-se ao quanto de matéria algo possui, é semelhante ao peso, mas não é o mesmo. Na ciência, medimos a massa usando balanças. Uma unidade comum para medir massa é o grama (g) ou quilograma (kg).

Medição de volume

Volume é o espaço que um objeto ocupa. Para líquidos, medimos o volume usando recipientes com marcações de volume, como um cilindro graduado ou copo medidor. As unidades usadas para medir volume incluem litros (L) e mililitros (mL).

Cálculo de densidade

Densidade é uma propriedade que indica quanta massa está contida em um determinado volume. A fórmula usada para calcular a densidade é:

Densidade = Massa/Volume

Entender a densidade de uma substância pode nos ajudar a entender por que objetos flutuam ou afundam. Por exemplo, se um objeto é mais denso que a água, ele irá afundar quando colocado na água.

Conclusão

Entender as propriedades da matéria e seus diferentes estados é fundamental no estudo da ciência. Isso nos ajuda a entender melhor como as substâncias se comportarão em diferentes condições, prever reações e desenvolver experimentos que podem levar a novas descobertas. Observando e medindo atentamente as propriedades da matéria, aumentamos nossa compreensão do mundo natural e estabelecemos a base necessária para uma educação científica mais avançada.

Quer seja para cozinhar, construção ou entender a natureza de tudo ao nosso redor, o estudo da matéria é a base do conhecimento humano. Continue explorando, observando e fazendo perguntas sobre o mundo. Há sempre mais para aprender e descobrir no fascinante campo da matéria.


Grade 6 → 2.2


U
username
0%
concluído em Grade 6


Comentários